Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012



Rádio: um instrumento na Educação de Jovens e Adultos



Este artigo tem o intuito de investigar  o rádio como instrumento  na educação de jovens e adultos, propiciando atividades onde os mesmos possam vivenciar situações referentes a criação de programas educativos, que serão veiculados na rádio local.  Neste sentido , o presente trabalho teve como principal objetivo descrever atividades realizadas na disciplina de Língua Portuguesa, onde os alunos pesquisaram sobre o novo acordo ortográfico e com isso passaram  a divulgar e informar a comunidade sobre o assunto em questão. As atividades foram realizadas em um período de dois meses, com os alunos da  EJA, Turma T6, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calil Miguel Allem, no Balneário Pinhal, RS. A coleta de dados baseou-se em anotações e reflexões realizadas pela professora – relatos esses que demonstram o crescimento, principalmente, referente a oralidade dos docentes. Como referencial teórico tivemos a contribuição de Luiz Artur Ferraretto e Luciano Klöckner que nos permitiu uma  reflexão sobre história do rádio, o seu futuro,   tendências e a importância  da geração digital. Na análise dos dados discute-se o fato de que o rádio teve a sua iniciação como um veículo de comunicação e educação, que foi criado para ajudar na educação e cultura da população, mas que, atualmente, é pouco utilizado como ferramenta pedagógica pela falta de formação por parte dos discentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário