Rádio: um instrumento na Educação de Jovens e
Adultos
Este
artigo tem o intuito de investigar o
rádio como instrumento na educação de
jovens e adultos, propiciando atividades onde os mesmos possam vivenciar
situações referentes a criação de programas educativos, que serão veiculados na
rádio local. Neste sentido , o presente
trabalho teve como principal objetivo descrever atividades realizadas na
disciplina de Língua Portuguesa, onde os alunos pesquisaram sobre o novo acordo
ortográfico e com isso passaram a
divulgar e informar a comunidade sobre o assunto em questão. As atividades
foram realizadas em um período de dois meses, com os alunos da EJA, Turma T6, da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Calil Miguel Allem, no Balneário Pinhal, RS. A coleta de dados
baseou-se em anotações e reflexões realizadas pela professora – relatos esses
que demonstram o crescimento, principalmente, referente a oralidade dos
docentes. Como referencial teórico tivemos a contribuição de Luiz Artur
Ferraretto e Luciano Klöckner que nos permitiu uma reflexão sobre história do rádio, o seu
futuro, tendências e a importância da geração digital. Na análise dos dados
discute-se o fato de que o rádio teve a sua iniciação como um veículo de
comunicação e educação, que foi criado para ajudar na educação e cultura da
população, mas que, atualmente, é pouco utilizado como ferramenta pedagógica
pela falta de formação por parte dos discentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário